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Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão / Comissão Propria de Avaliação

Conheça um pouco sobre o NAPE!

NAPE

O que é o NAPE?

O Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão (NAPE) caracteriza-se por ser um espaço, de cunho programático e operacional, que visa estimular à atividade de pesquisa e extensão, oferecendo o necessário suporte técnico, concentrando seus esforços na direção da pesquisa, da iniciativa a pesquisa, dos trabalhos de conclusão de curso, dos projetos de extensão e projetos de ensino.

Objeto Prático

  • Ensino: é a transmissão sistemática de conhecimentos teóricos e/ou práticos indispensáveis ao progresso da educação e da sociedade como um todo. O ensino pode se dar por meio de aulas, quer sejam práticas, quer sejam teóricas.
  • Pesquisa: é uma prática sistematizada de aquisição, construção e desenvolvimento do conhecimento humano que se dá por meio de práticas de investigação dos fenômenos observando a origem, as causas, os efeitos e as consequências.
  • Extensão: é um processo de fomento educativo, cultural e científico que viabiliza a inter-relação entre a universidade e a sociedade com o propósito de disseminar e assegurar a transmissão e aquisição de novos conhecimentos; a extensão é acima de tudo, a democratização dos saberes acadêmicos, é o veículo pelo qual se dá a dialética entre a teoria e a prática de forma inter, multi e transdisciplinar.

Objetivos

  • Desenvolver o pensar científico através do interesse dos corpos docente e discente pela pesquisa científica
  • Gerar oportunidades para o aprofundamento conceitual e prático na metodologia científica através do exercício da pesquisa
  • Estimular o envolvimento do corpo docente nos projetos de pesquisa através de atividades de orientação e produção científica
  • Contribuir para a construção do pensamento crítico e do rigor científico entre os elementos da comunidade acadêmica da Instituição de Ensino Superior Santa Cecília
  • Ampliar a inserção da comunidade acadêmica do IESC em temáticas e questões de grande relevância para a comunidade e a sociedade em geral, dando, assim, um caráter extensionista à pesquisa
  • Estabelecer condições para a obtenção de recursos junto a agências de fomento à pesquisa e extensão

Condições de participação

  • Orientador:
    • - Ser professor em atividade em um dos cursos de graduação do IESC
    • - Possuir experiência na área de pesquisa
  • Aluno pesquisador:
    • - Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação
    • - Ter disponibilidade de tempo pra dedicar-se às atividades de pesquisa
    • - Possuir histórico escolar compatível
  • Projeto:
    • - Ser proposto por professor possibilitando a participação de membros do corpo discente
    • - Possuir mérito científico

Conheça um pouco sobre a CPA!

CPA

O que é a CPA?

A CPA é um órgão presente nas Instituições de Ensino Superior (IES), tem como objetivo realizar uma autoavaliação acerca da qualidade do ensino oferecido pela IES.

MARCO LEGAL:

  • A CPA:: foi criada pela Lei 10. 861 de 14 de Abril de 2004 (institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES).
  • Possui as finalidades de: melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

OS ENVOLVIDOS DA AVALIAÇÃO

  • Os membros da CPA, alunos, professores, coordenadores, diretores e equipe de técnicos administrativos.

O QUE É AVALIADO?

  • Os recursos disponíveis, tais como biblioteca, laboratórios, audiovisuais, instalações, espaços destinados à atividade-fim, ao convívio entre alunos e professores, e outras. As atividades de apoio, no caso a Secretaria, tesouraria, também são motivos de avaliação.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

  • Aplicação de questionário semiestruturados, semestralmente, para os envolvidos no processo de ensino- aprendizagem.
  • Quando os dados são obtidos, um plano de melhorias é encaminhado para a direção geral e as coordenações dos cursos que compõem a IES;

SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS

  • Previsão de um seminário semestral para socializar os resultados, bem como as respostas dadas as problemáticas;
  • O relatório fica disponível na bancada de atendimento da secretaria de assuntos acadêmicos;
  • Quando há a consolidação dos dados, a equipe da CPA vai às salas de aula para apresentar o plano de melhorias.

MEMBROS DA CPA:

  • Francisca G. Lima (presidente)
  • Nadja Maria da Silva (discente/ Serviço Social)
  • Maria Gorete Correia de Queiroz (docente/ Pedagogia)
  • Rosineide da Silva Santos (discente/ Pedagogia)
  • João Paulo Rocha Pereira da Silva (docente/ Direito)
  • Mara Núbia Lopes dos Santos (discente/ Direito)
  • Maria Valdira Alves de Oliveira (Técnico- Administrativo)
  • Maria Verônica dos Santos (Comunidade externa)